Consultoria e-Commerce B2C

Você sabe como funciona a consultoria para lojas virtuais?
É essencial para quem quer alavancar vendas ou empreender.

Ter uma consultoria em e-commerce traz muitos benefícios à sua loja virtual. Não basta simplesmente abrir um comércio eletrônico e esperar que os resultados cheguem. Na internet as oportunidades são extensas, mas a concorrência também é bem rígida. Por isso, contar com ajuda profissional é fundamental.

Antes de mais nada, o que é consultoria?

Consultoria, em qualquer área, é uma atividade profissional, exercida por um especialista, que visa apresentar soluções para um determinado negócio.
Em uma consultoria, há intervenção intencional e confiável. Ambas as partes devem estar dispostas a compartilhar dados e manter em segredo informações sigilosas.
Por ela, também existe transferência de conhecimentos, principalmente por parte do profissional contratado. O consultor deve, por meio de habilidades e atitudes, contribuir para um único intuito: o sucesso do negócio em questão.
Aqui, é importante frisar que a consultoria deve ser prestada por um especialista que não esteja inserido diariamente na empresa contratante. Ele deve ter um olhar neutro, sem se envolver em questões internas à organização (nesse caso, sua loja virtual).

O que é uma consultoria em e-commerce?

A consultoria busca trabalhar de forma estruturada e estratégica para implantar uma loja virtual ou buscar soluções para aumentar vendas e a receita de uma loja virtual já existente. Contar como o apoio de especialistas pode reduzir significativamente o tempo para alcançar objetivos e evitar erros.
Tomar medidas baseadas em uma metodologia apresentará um caminho consistente, seguro e testado para o sucesso da sua loja virtual.

Como funciona a consultoria em e-commerce?

Quando alguém abre uma loja virtual, muitas questões pairam no ar:

  • O que faço agora que a loja está pronta?
  • Como posso divulgar os meus produtos?
  • Como aumentar as vendas?
  • É nesse momento que entra um profissional preparado para orientar e definir, de acordo com a sua realidade, as melhores estratégias para o seu negócio. Ou seja, um consultor especializado em e-commerce pronto para esclarecer essas e outras dúvidas.
    Antes de qualquer ação, geralmente, é feita uma primeira reunião que funciona como uma investigação. Então, nessa etapa será verificado o tamanho do empreendimento, quais são os produtos ofertados, as características do público-alvo, os objetivos e as principais dificuldades.
    Tanto esse primeiro levantamento quanto as demais reuniões iniciais da consultoria em e-commerce, podem ser realizadas por Skype, caso o cliente esteja distante do local do consutor, evitando assim custos, deslocamentos desnecessários e perda de tempo.

    Quais as principais atividades da consultoria em e-commerce?

    Se a loja virtual já existe e está operando, o primeiro passo é a identificação da situação atual com base nas principais métricas, definição de umplano de ação, metas e objetivos a serem alcançados.
    Definir a persona da loja virtual, ou seja, a criação de um personagem semi-fictício com as características de um consumidor que a marca deseja atrair e vender.
    Um empreendimento pode, por exemplo, ter mais de uma persona, sem que isso mude os objetivos finais. A definição da persona impacta em todas as estratégias futuras, pois isso, interfere no tipo de linguagem, nos canais de comunicação, formas de abordagem, entre outros aspectos importantes. Após essa etapa, serão traçadas as melhores medidas e estratégias para alavancar os resultados do seu negócio.

    A partir do estudo da sua loja virtual, a consultoria auxiliará em questões como:

  • pesquisa detalhada do seu segmento de atuação
  • monitoramento e identificação de possíveis falhas técnicas na sua plataforma de e-commerce
  • avaliação do cadastro de produtos: inserção de textos e fotos adequadas ao SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Busca Orgânica) e, consequentemente, melhor posição no Google
  • propor estratégias de marketing digital: redes sociais (quais mídias são indicadas ao meu negócio e como utilizá-las), e-mail marketing, Google Ads, Facebook Ads e outros
  • aprimorar o atendimento: como preparar a sua equipe, independente de seu tamanho, para atender as necessidades do cliente desde o primeiro contato até o pós-venda
  • otimização de logística e métodos de pagamento
  • entre várias outras atividades

  • Quais resultados a consultoria proporcionará à loja virtual?

    Todo trabalho de consultoria em e-commerce precisa ser feito em conjunto. Então, de nada adianta contratar nosso serviço se você não colocar em prática a estratégia sugerida. Também, deve-se acompanhar os resultados constantemente.
    O trabalho do consultor é orientar e preparar o empreendedor para caminhar sozinho. Um exemplo é o cadastro de produtos: nesse caso, o profissional não vai fazer o trabalho por você, mas proporcionará tudo o que for necessário para que o aprendizado se torne prática. Dessa maneira, esteja atento às recomendações e pratique!

    Quais são os benefícios de uma consultoria focada em e-commerce?

    Agora que você já sabe do que se trata uma consultoria em e-commerce e como ela funciona, vamos falar sobre os benefícios que nosso serviço pode trazer para o seu negócio.

    Direcionamento para as ações

    Muitos novos empreendedores são atraídos ao mundo virtual com a promessa de bons ganhos e custos de operação e manutenção inferiores, se comparado a uma loja física. Essas vantagens, apesar de reais, devem ser encaradas com cuidado.
    Não adianta ter uma loja virtual, cadastrar os produtos, mas se esquecer de traçar boas estratégias de marketing para atrair tráfego, por exemplo. Então, nossa consultoria trabalhará em todos os aspectos, pensando no negócio de ponta a ponta, de maneira global. Isso pode fazer toda a diferença no faturamento!

    Otimização dos investimentos

    Outro ponto de benefício é quanto a otimização dos investimentos. O Google Adwords é um exemplo de plataforma muito utilizada pelos empreendedores digitais. Ela funciona como um leilão de palavras-chave, em que você determina valores de lance para uma determinada ação do público.
    Investindo no Adwords você consegue alcançar uma boa audiência, colocando sua loja em destaque rapidamente. Porém, quanto é necessário investir? Será que o lucro da venda está sendo maior que o valor investido? Será que há como melhorar esse trabalho? Essas questões serão respondidas durante a consultoria.
    O seu investimento disponível poderá ser amplamente otimizado por profissionais capacitados e treinados para isso.

    Embasamento em resultados

    Cada decisão a ser tomada no negócio tem um peso e gera consequências. Uma ação errada pode representar grande perda financeira, assim como uma decisão certa gerar ótimos lucros.
    Para aumentar a segurança é preciso se embasar em resultados, não em achismos e crenças. Na consultoria em e-commerce serão levantadas as métricas, metas e um plano de acompanhamento para que todos os envolvidos mantenham o negócio sobre controle e saibam realizar as ações quando necessário.

    Como é a consultoria da ClickTools?

    Aqui na ClickTools as consultorias são feitas por ciclos que duram três meses. Em um ciclo, por exemplo, sobre geração de tráfego, serão trabalhadas todas as etapas para que você consiga fazer suas próprias campanhas de divulgação de produtos, lançamentos e promoções.
    No final de cada ciclo o consultor mensura os resultados junto a você. Se eles forem abaixo do desejado, são analisados os motivos e definidas novas estratégias. Assim seu negócio pode prosperar e alcançar os resultados que você espera!

    Se tiver dúvidas sobre o trabalho da ClickTools, entre em contato conosco.

    Precisa de consultoria para seu empreendimento? Conte com a ClickTools.



    Leia também...




    Sua mensagem